O PVC e o nosso cotidiano

O PVC ocupa lugar de destaque entre os materiais plásticos presentes no nosso cotidiano. Ele tem papel importante na indústria e na sociedade pois está nas mais diversas aplicações, desde produtos médico-hospitalares e embalagens para alimentos até peças de alta tecnologia, como as usadas em equipamentos espaciais, passando por produtos aplicados à habitação e saneamento básico, dentre diversos outros setores.

A cada instante, onde encontramos conforto e modernidade, encontramos o PVC. Sua presença tornou-se tão familiar que nem mais a notamos. O PVC é atóxico, leve, sólido, resistente, impermeável, estável e não propaga chamas. Tem qualidades que o tornam adaptável a múltiplos usos, da garrafa ao painel do carro, sendo o único plástico utilizado para a fabricação de bolsas de sangue. Sem dúvida, ele é parte integrante do nosso dia-a-dia.

O PVC na construção civil e arquitetura

Esses são segmentos que são responsáveis pelo consumo de mais de 60% do mercado brasileiro do PVC. No mundo o percentual se mantém similar. Versatilidade, facilidade de design, durabilidade, baixa manutenção, são algumas das características que fazem com que o PVC conquiste cada vez mais espaço em edificações e obras públicas. Veja abaixo onde ele é  utilizado:

- Calhas;
– Eletrodutos;
– Esquadrias, portas e janelas;
– Recobrimentos de fios, cabos elétricos;
– Forros e divisórias;
– Galpões infláveis e estruturados;
– Mantas de impermeabilização;
– Persianas e venezianas;
– Pisos;
– Revestimento de piscinas;
– Redes de distribuição de água potável domiciliar e pública;
– Redes de saneamento básico domiciliar e público;
– Revestimento de paredes (siding e papel de parede)
.

Fonte: Instituto do PVC. Mais informações sobre o PVC você encontra aqui:http://www.institutodopvc.org/publico/